Circuito Imperial de Bandas fará apresentações neste sábado, 30/09.

 Os sons da percussão e do sopro vão tomar conta do Centro Histórico, neste sábado (30.09), com o Circuito Imperial de BandasUma programação gratuita nos espaços e praças do município com a tradição de Petrópolis, o projeto é realizado pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes. Quem se apresenta neste fim de semana é a Banda Marcial Embaixador José Bonifácio, na Praça Dom Pedro, e nas escadarias dos Correios a Banda Imperial Petropolitana. A apresentação, simultânea, acontece às 16h.

Com 42 anos de existência, a Banda Marcial Embaixador José Bonifácio é reconhecida pelo grande valor educativo e de formação humana, dando oportunidade aos jovens e adolescentes para que possam cultivar a música como característica própria. O trabalho musical do grupo estimula seus integrantes a preservar e desenvolver os princípios e ideais de formação para serem cidadãos livres, responsáveis e solidários.

Ao longo da sua trajetória, iniciada em 1975, a BMEJB preserva seus traços marcantes nos desfiles cívicos da Cidade Imperial, além das apresentações em datas comemorativas dentro e fora do Estado. A banda é composta atualmente por 40 integrantes, entre alunos do Colégio Estadual que deu nome à banda e membros da comunidade de Pedro do Rio, e tem à frente seu comandante, o ex-aluno e um de seus fundadores, Luiz Claudio Lima – que também está à frente da Associação Petropolitana de Bandas Marciais (Apeban). Neste sábado a BMEJB vai garantir a animação do público na Praça Dom Pedro.

Já na escadaria dos Correios quem será a encarregada da diversão dos presentes é a Banda Marcial Imperial Petropolitana, criada há 21 anos. A banda foi idealizada pela diretora Eliane Reynaud, na Escola Municipal Vila Felipe, com o intuito de inserir na vida dos alunos uma oportunidade de vivenciarem os estudos e os encantos da música, em seu universo escolar.

Além de ser figura presente nos eventos dentro de Petrópolis, a Banda Marcial Imperial Petropolitana ganhou sua notoriedade conquistando mais de 200 troféus, muitos como a “Melhor Banda” em renomados festivais e concursos. A BMIP também tem no currículo o título de Penta-Campeã Estadual, além de ter representado o Estado do Rio de Janeiro, nos anos de 2012 e 2013, no Concurso Nacional de Bandas em São Paulo conquistando o 4ۧº lugar em 2012 e o Vice-Campeonato Nacional em 2013. Dentro do Circuito Imperial de Bandas, o público terá a oportunidade de ver e entender o porquê de ela ser reconhecida com tantos prêmios.

Foto: Divulgação

Fonte: IMCE Imprensa


Comente com o Facebook: