Confira a programação da Biblioteca Rocambole para o mês de Janeiro/2018

A Biblioteca Rocambole (localizada no Museu Imperial), terá programação infantil aberta ao público entre  os dias 16 e 31/01/2018. Confira a programação. Entrada Franca, mas é necessário ligar e fazer o agendamento e os responsáveis devem permanecer na área do museu durante as atividades.

16/01/2018 – Hora do Conto e Exploração do Acervo da Rocambole
Crianças de 5 a 9 anos de idade.
14h às 15h: Contação de história do livro “Procura-se Hugo”, de Diléa Frate, seguida da exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.
Sinopse: Esta é a história de Hugo, um cachorro simpático e brincalhão, que adora passear na rua e cheirar tudo o que encontra. O cachorro Hugo, sem amarras, vai fazendo  livremente as suas escolhas e, cada vez mais, abrindo os seus horizontes e ampliando o número de amigos, os seus  espaços, as suas experiências. E sempre deixando saudades.

17/01/2018 – Exibição de Filme no Cineteatro do Museu Imperial
Faixa etária sugerida: crianças de 4 a 10 anos de idade.
14h às 15h40:O poderoso chefinho” (aventura e comédia).
Sinopse: Não há nenhuma dúvida de quem é o chefe desta família. Desde o dia em que chegou seu irmão bebê (de táxi… vestindo um terno), o jovem Tim, então com 7 anos, sabia que esse bebê falador seria um problema. Mas quando embarca numa missão para ganhar de volta o afeto exclusivo de seus pais, Tim descobre por acaso uma conspiração secreta que ameaça destruir o equilíbrio do amor do mundo – e este ousado bebê executivo disfarçado como seu novo irmão está no centro de tudo. Agora, eles precisam se unir como verdadeiros irmãos para deter o plano maligno, salvar seus pais, restaurar a ordem no mundo e provar que o amor é realmente uma força infinita. O poderoso chefinho é um filme norte-americano de animação, lançado em 2017, cuja história se baseia em um livro escrito e ilustrado por Marla Frazee. Produzido pela DreamWorks, o filme é dirigido por Tom McGrath e o roteiro é de Michael McCullers.

18/01/2018 – Hora do Conto e Oficina Criativa
Crianças de 4 a 7 anos de idade.
14h às 15h: Contação de história do livro “Maria vai com as outras”, de Siyvia Orthof, seguida de oficina criativa.
Sinopse: A ovelha Maria sempre seguia as outras ovelhas. Se o rebanho passava frio, Maria passava frio. Se todas comiam jiló, Maria comia jiló. Até que as ovelhas resolveram pular do Corcovado dentro de uma lagoa. E agora, Maria pularia? Vale a pena fazer tanta coisa contra a própria vontade só para ser igual às outras?

23/01/2018 – Hora do Conto e Exploração do Acervo da Rocambole
Crianças de 5 a 9 anos de idade.
14h às 15h: Contação de história do livro “Por que os sapos são verdes?”, de Pedro Paulo Monteiro, seguida da exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.
Sinopse: Não tão distante da noite havia um lugar maravilhoso, onde tudo se relacionava com tudo, como uma linda orquestra sinfônica em dia de concerto. Certa vez, a noite não acordou bem como de costume. Para solucionar o problema, a assembleia dos sapos escolheu os dois sapos mais corajosos do brejo – o Sapo-Ferreiro e o Sapo-Cachorro. Eles teriam de cruzar toda a floresta para encontrar a Velha do Rio, a única com sabedoria suficiente para ajudá-los. Esta é uma fábula ecológica cuja valorização da história de vida se torna a principal solução para tempos difíceis.

24/01/2018 – Exibição de Filme no Cineteatro do Museu Imperial
Faixa etária sugerida: crianças de 4 a 10 anos de idade.
14h às 15h40: “Os Boxtrolls” (aventura, fantasia e comédia).
Sinopse: Ovo é um garoto órfão, que desde bebê foi criado nos esgotos da cidade de Ponte Queijo pelos boxtrolls, amáveis criaturas que vivem do lixo deixado por humanos. Como os boxtrolls são caçados impiedosamente por Archibald Snatcher e sua gangue, eles apenas deixam o subterrâneo à noite e, ainda assim, de vez em quando um deles é capturado. Quando Peixe, o boxtrolls que criou Ovo, é pego, o garoto decide se aventurar pela cidade para resgatá-lo. É quando conhece Winnie, uma garota mimada que faz com que perceba que ele é, na verdade, um humano. Os Boxtrolls é um filme de animação norte-americano de 2014 produzido pela Laika Enterteinment, dos gêneros aventura, fantasia e comédia. Dirigido por Graham Annable e Anthony Stacchi, seu roteiro é baseado no livro infantil “Here Be Monsters”, de Alan Snow.

25/01/2018 – Hora do Conto e Oficina Criativa
Grupos escolares de 5 a 8 anos de idade e de, no máximo, 25 alunos.
14h às 15h: Contação de história do livro “Lá vem história outra vez”, de Heloisa Prieto, seguida de oficina criativa.
Sinopse: O que será que tem dentro do cofre sábio? Qual é a mensagem secreta dos papagaios? Quem é o ser humano mais inteligente do mundo? As respostas podem estar num conto do Himalaia, numa fábula persa ou numa singela histórica africana. Com narrativas, este é um livro básico para a formação de jovens leitores, pois, como Heloisa Prieto escreve na introdução, ‘nossas histórias preferidas sempre falam de nossos maiores segredos, as emoções verdadeiras de nossas vidas, os grandes sonhos e esperanças’.

30/01/2018 – Hora do Conto e Exploração do Acervo da Rocambole
Crianças de 3 a 5 anos de idade.
14h às 15h: Contação de história do livro “Igualzinho”, de Angela Leite de Souza, seguida da exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.
Sinopse: Existe diferença em ser menino ou menina quando se é criança? Isto é coisa de menino, isto é coisa de menina, diz o adulto exigente. Por que será que essa gente tem sempre que se meter em mundo diferente, onde meninas e meninos fazem exatamente o que os deixa contentes? Todos traçam caminhos brincando, todos na mesma trama, juntinhos, tudo igualzinho, sem nenhuma diferença em ser menino ou menina. Por que a sociedade impõe até o que as crianças devem fazer ou brincar?

31/01/2018- Hora do Conto e Oficina Criativa
Grupos escolares de 3 a 5 anos de idade e de, no máximo, 25 alunos.
14h às 15h: Contação de história do livro “Boladas e amigos”, de Ana Maria Machado, seguida de oficina criativa.
Sinopse: O macaco jogava bola com o gato e pediu ao galo:  “Galo, vem cá. Joga bola comigo e com ele?”. Mas o galo
disse que não joga bola. E para o macaco, quem não joga bola leva bolada. A “Coleção Mico Maneco” oferece uma fascinante aventura: aprender a ler, lendo. São histórias curtas e imaginativas, que apresentam personagens bem brasileiras e trazem a leitura para o cotidiano das crianças.

Todos os eventos da programação devem ser agendados previamente através do no 24-22330345 (Setor de Educação), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.
A programação do mês de janeiro destina-se a grupos de colônia de férias e a crianças da comunidade em geral que estejam acompanhadas por um responsável.

Entrada Franca, mas é necessário ligar e fazer o agendamento e os responsáveis devem permanecer na área do museu durante as atividades.

Fonte: Divulgação Museu Imperial


Comente com o Facebook: