Em Fevereiro/16, visitem a exposição “Geométrica”, de Luís Lage.

Em fevereiro, vocês podem conferir obras inéditas com desenhos a nanquim sobre papel de Luís Lage. O artista emprega um estilo visual que utiliza ilusões óticas, a combinação de formas geométricas simples, o uso de linhas paralelas sinuosas ou retas e de poucas cores.

Luís Lage – Nascido em 1952 na Cidade do Rio de Janeiro, hoje com seu estúdio no Rocio, escolheu Petrópolis para desenvolver sua arte e se identifica cada vez mais com a cidade. Desde sempre observador dos detalhes matemáticos presentes em cada elemento da paisagem, dos quais extrai os elementos que remete ao papel, assim é o artista plástico Luís Lage, cuja extensa obra é composta de quadros de tinta nanquim.

Da experiência como engenheiro em projetos de grandes máquinas e sua relação com o desenho tridimensional, o artista desenvolveu uma natural admiração pelo trabalho do precursor da op-art (optical art), Victor Vasarely (1908).

Tal inspiração torna os trabalhos de Luís Lage “obras abertas”, cujo resultado se transforma segundo o ponto de vista do observador, estimulando sua percepção do detalhe e do conjunto, dele demandando, através da alternância de dimensões, mais que o”olhar”, o”ver”.

Os quadros não recebem nomes, mas sim códigos alfa-numéricos, o que, antes de tudo, é uma declaração da vontade do autor de não viciar o olhar de quem contempla, sendo um convite a que este o faça segundo sua própria história de vida, e possa carregar um fragmento de memória de algo cujo nome é criação sua, e só sua, transformando aquela obra em uma co-autoria.

A exposição pode ser vista em 2 lugares:

Centro de Cultura Raul de Leoni (Praça da Águia) – Galeria Aloísio Magalhães
Até o dia 28 de fevereiro de 2016.
Terça a Sábado, das 10h às 18h – Domingos, das 10h às 17h.

Palácio Itaboraí – Fiocruz Petrópolis – Rua Visconde de Itaboraí, 188, Valparaíso.
Até o dia 27 de fevereiro de 2016.
Segunda a Sexta, das 8h30 às 16h – Sábados, das 9h às 16h

Entrada Franca
Classificação Livre

Maiores informações: 0800-024-1516 (Disque Turismo) e 2246-1430 (Palácio Itaboraí)

Fonte: Divulgação Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis e Divulgação Palácio Itaboraí Fiocruz

 


Comente com o Facebook: