Museu Casa de Santos Dumont promoverá visitação gratuita neste domingo

Compartilhe

Museu Casa de Santos Dumont festeja aniversário do inventor.

Há 142 anos, no dia 20 de julho de 1873, nascia Alberto Santos Dumont. E para celebrar o aniversário do “pai da aviação”, o Museu Casa de Santos Dumont promoverá visitação gratuita neste domingo (19/7). Os visitantes poderão conhecer a famosa “Encantada” e serão recepcionados pelo ator Sylvio Costa Filho, caracterizado de Santos Dumont. A comemoração é promovida pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, e inclui outras atividades a partir das 10h.

Santos Dumont foi o inventor do primeiro veículo mais pesado que o ar capaz de alçar voo com propulsão própria: o lendário 14-Bis. Personagem ilustre da história do Brasil, construiu sua residência de veraneio na cidade de Petrópolis, que veio a se tornar museu sobre sua vida e obra em 1956. Em 2014, o local recebeu 175.035 visitantes, e até junho desse ano 92.632 pessoas já passaram por lá.

O museu conta com acervo de objetos, livros, cartas e mobiliário, bem como o chuveiro – o primeiro com aquecimento a álcool do mundo – e a escada de entrada, com degraus em forma de raquete, que só pode ser acessada começando com o pé direito. Os visitantes também podem ver de perto o chapéu de abas caídas do inventor, a luminária em formato de balão e com o brasão imperial na frente que foi presente da Princesa Isabel, a planta original da casa, dentre outras coisas.

Programação:

10h – Solenidade com o Prefeito Rubens Bomtempo e a presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Thaís Ferreira, com deposição de flores no busto de Santos Dumont.  Execução dos hinos Nacional e de Petrópolis com a Banda Wolney Aguiar
10h30 – Tradicional parabéns com bolo e bufê no Centro Cultural 14 Bis

Entrada Franca.

A visita guiada poderá ser feita das 9hs às 17hs.

Maiores informações: (24) 2247-5222

Fonte: Divulgação Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis


Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *