Museu Casa de Santos Dumont – Petrópolis Para Crianças

Museu Casa de Santos Dumont

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Um dos principais atrativos turísticos de Petrópolis é a Casa de Santos Dumont. Conhecida como “A Encantada”, a casa de veraneio do importante inventor brasileiro conta com inúmeras peculiaridades que levam milhares de visitantes a conhecê-la todos os anos. Inovações como o chuveiro com água aquecida a álcool, os móveis fixos, um observatório, a ausência de paredes de separação entre os cômodos e a escada de acesso onde só se pode começar a subida pelo pé direito demonstram que Alberto Santos Dumont tinha um pensamento à frente de seu tempo.

Projetada por Santos Dumont com a participação do engenheiro Eduardo Pedeneiras, em 1918, a Casa de Santos Dumont está localizada no centro histórico de Petrópolis, próxima a outras atrações como a Praça da Liberdade, o Relógio das Flores e o Museu de Cera. Seu acervo conta com objetos pessoais, cartas, livros, móveis, além do relógio de pulso Cartier que a Princesa Isabel mandou fazer especialmente para o inventor, e tornou-se moda entre os homens da época.

O Centro Cultural 14 bis, inaugurado em 2011, tem o intuito de levar acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, visto que a arquitetura da casa (com escadas estreitas e íngremes) dificulta ou impossibilita o acesso para alguns visitantes. Nesse sentido foi criado um acesso alternativo que leva diretamente ao terceiro piso da casa. Também podem ser encontrados no centro cultural: maquetes táteis, folhetos em Braile e vídeos em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Este centro oferece espaço para exposições, banheiros e área de convivência.

Endereço:

Rua do encanto, 22. / Centro, Petrópolis – RJ

Horários:

Visitação:  de terça a domingo de 9:00 às 17:30.

Bilheteria: até as 17h.

Preços:

Ingresso: Inteira: R$8,00 / Meia: R$4,00

Gratuidade: Crianças até 7 anos e maiores de 65 anos.

Maiores informações:  (24) 2247-5222