Museu Imperial recebe grupos para atividades infantis nas férias de janeiro/2016.

Compartilhe

Visando atender o público infantil, o setor de Educação do Museu Imperial/ Ibram/ MinC receberá, durante todo o mês de janeiro, grupos para colônia de férias. O principal objetivo é que as crianças possam conhecer um pouco mais sobre a família imperial e o século XIX através de projetos interativos, dinâmicos e que desenvolvam a criatividade.

Entre as atividades oferecidas estão o “Projeto Dom Ratão”, “Um verão no Palácio Imperial”, “Caixa das Descobertas”, “Um Sarau Imperial”, visitas mediadas, contações de história e oficinas criativas na Biblioteca Rocambole, cada uma com uma proposta diferenciada e adequada às determinadas faixas etárias e interesse do público.

Todas as atividades devem ser agendadas previamente junto ao setor de Educação de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h30, através do telefone (24) 22330345.

PROJETO DOM RATÃO (público de 2 a 7 anos) – Uma família de ratinhos protagoniza um teatro de fantoches que conta diversas peculiaridades do século XIX, como a inexistência de luz elétrica ou sanitários. Após a apresentação,as crianças fazem uma visita ao Museu Imperial, se apropriando assim do que foi visto na peça.

UM VERÃO NO PALÁCIO IMPERIAL (público de 2 a 7 anos) – Também realizado através de fantoches, este projeto aborda o modo de vida da família imperial, apresentando um dia da infância das princesas Isabel e Leopoldina ao lado de Franz, um menino muito esperto e filho de colonos alemães que vem visitar a residência do Imperador. Durante a peça, são mostrados objetos existentes no palácio, como caneta, relógio e lustres, dando ênfase aos que sofreram modificação ao longo do tempo. Ao final, os visitantes são convidados a conhecer as dependências do palácio e a identificar os objetos e espaços citados pelos personagens.

CAIXA DAS DESCOBERTAS (público de 8 a 12 anos) – Neste projeto, dois objetos específicos da história são explorados: o chapéu e a caneta. Através da escolha de um deles, feita pelo responsável pelo agendamento da visita, os alunos descobrirão as importantes modificações que estes objetos sofreram no decorrer dos anos.

UM SARAU IMPERIAL (público a partir dos 10 anos) – É uma dramatização que conta com os personagens históricos da princesa Isabel e amigos próximos e tem como objetivo apresentar aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais do século XIX extraídos da correspondência da família imperial encontrada no Arquivo Histórico do Museu Imperial. O projeto envolve comparações entre o passado e o presente apresentadas através de modinhas, poesia e muito senso de humor, que acontecem em uma reunião realizada no Palácio Imperial de Petrópolis. A reflexão crítica sobre as mudanças no país e suas influências no dia de hoje são estimuladas com a participação do público.

VISITAS MEDIADAS (livre) – O público tem a oportunidade de conhecer detalhes do palácio, compreendendo aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais da sociedade brasileira do século XIX, podendo compará-los com os dias de hoje. No decorrer da visita, os grupos são levados a interpretar as informações e conceitos fornecidos pela equipe do Museu, procurando dar sentido ao acervo exposto.

Entrada Franca, mediante agendamento prévio.

 Maiores informações e agendamentos: (24) 2233-0345
Fonte: Divulgação Museu Imperial de Petrópolis

Compartilhe

Um comentário em “Museu Imperial recebe grupos para atividades infantis nas férias de janeiro/2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *