O que é cárie de peito ou de mamadeira?

A importância da amamentação para nossos pequenos é indiscutível! Seus benefícios são inúmeros e a recomendação da Organização Mundial de Saúde é que ela seja exclusiva até os 6 meses de vida do bebê.
Mas você já ouviu falar em cárie de mamadeira ou cárie de peito? Isso mesmo! Vamos explicar melhor o que é isso…

Este tipo de cárie é muito específico e aparece geralmente antes dos 2 anos. Acomete, na grande maioria, bebês que mamam no peito e/ou mamadeira (principalmente se contiver farináceos) durante a madrugada, quando ficam por um período muito prolongado sem escovação.

Podemos perceber o começo desta cárie quando encontrarmos manchinhas brancas opacas bem pequenas perto da gengiva dos dentinhos, que evoluem para buraquinhos amarelados. Muitas mamães chegam ao consultório relatando que o dente “descama.” A sensação é essa mesmo, porque o ácido provocado pela fermentação da placa pelas bactérias ataca o esmalte do dente removendo suas camadas.

Se seu filho aparecer com estas manchinhas ou com qualquer manchinha que provoque dúvidas procure logo um Odontopediatra. A cárie de peito/mamadeira é muito agressiva e destrói rapidamente os dentinhos!
Como nós, mamães, queremos sempre o melhor para nossos pequenos, vale seguir algumas dicas para evitar a cárie de peito/mamadeira e outros problemas bucais…

1 – Se o bebê mama durante a noite, mesmo que só uma vez, é preciso higienizar com gaze e água filtrada;

2 – A última escovação do dia deve ser feita pelo papai ou mamãe. Ainda que a criança insista em escovar sozinha;

3 – Não acostume seu bebê com o sabor doce desde pequenino. O açúcar deve ser usado com muito cuidado. O melhor é o açúcar natural, das frutas. O mel também pode provocar cáries. O mel não deve ser oferecido a crianças menores de 1 ano, e açúcar (com moderação) somente a crianças maiores de 2 anos.

E não se esqueça! Assim que os dentinhos do seu bebê nascerem é importante procurar um dentista para receber todas as orientações necessárias para que o sorriso do seu filho seja o mais feliz, bonito e saudável do mundo!

*imagem ilustrativa

Quem escreveu o post:

Dra Gisele Bravo é mamãe da Valentina, especialista em Odontopediatria e Ortodontia e dedica seus dias ao atendimento dos pequeninos em seu consultório.

CRO/RJ 33.096 –  Formou-se na Faculdade de Odontologia de Valença, especializou-se em odontopediatria pela Odontoclínica Central do Exército, e em ortodontia pela Abo Petrópolis.

Shopping Pedro II, sala 408. Centro. (Rua do Imperador, 288)
Telefone:
(24) 2237-0262
Facebook: https://www.facebook.com/DraGiseleBravo

Conheça mais sobre o seu trabalho no nosso Guia de Compras e Serviços.


Publicidade.


Comente com o Facebook: