Oficina no Sesc Quitandinha une contação de histórias e consciência corporal, neste sábado, 21/07.

Uma pausa no corre-corre cotidiano para ouvir história, sentir o corpo e refletir sobre o tempo. Essa é a proposta da oficina “Corpinho poético”, que as educadora e escritoras Isabelle Borges, e a pedagoga, escritora e contadora de histórias, Helena Lima, ministram no Sesc Quitandinha, em Petrópolis, durante o Festival Sesc de Inverno 2018. A atividade, gratuita, acontece no dia 21/7 (sábado), às 11h.

A oficina foi concebida com o objetivo de aguçar os sentidos do corpo para que o participante descubra a poesia presente no cotidiano, tornando a vida mais leve, inteira e feliz. Na primeira parte da oficina, é contada a história do livro “Bia sem Pressa”, de autoria de Helena Lima. Cheia de prazos no pensamento e urgências no coração, a mãe apressa a filha para tudo. Já a filha, que não gosta de fazer as coisas com rapidez, prefere digerir dias inteiros com calma de criança.

Depois, os pequenos participantes são convidados a trazer para o corpo o conteúdo da pressa e da poesia que são apresentados na história. A partir do conteúdo trazido pelas crianças, são propostos movimentos corporais que estimulam a percepção das partes e do sentido do corpo. Em seguida, as crianças são levadas à meditação em que relaxaram e percebem o próprio corpo imaginando um mundo onde todos os relógios são desligados. Para finalizar, os jovens desenham sobre aquilo que sentiram e vivenciaram, pensando num tempo sem pressa, refletindo sobre como seria um mundo sem tempo.

 Pedagoga, escritora e contadora de histórias, Helena Lima é mestre em psicologia do desenvolvimento e autora de “Mais felizes do que sempre”, “Bia Sem Pressa”, “Os medos da Bel”, “Soldado”, “Olga”, “Grande ou Pequena?”, “Vicky” e “A moça artista do topo do morro”, todos lançados pela editora Lago de Histórias. Também ministra oficinas de escrita criativa e poética, oficinas de ilustração e contação de histórias. Já Isabelle Borges é educadora, mestre em Psicologia do Desenvolvimento e pós-graduada em Amadurecimento Lúdico. É uma das autoras da antologia “No fundo de doze histórias corre um Rio” e do livro infanto-juvenil “Bilica Chorona”, que está em processo de edição.

Foto: Divulgação

Confira a programação completa em www.festivalsescdeinverno.com.br

Sábado, 21/07/2018, às 11h, no Sesc Quitandinha.

Classificação Livre

Entrada Franca  (Ingresso deve ser retirado 1h antes na bilheteria do Sesc Quitandinha)

Mais informações: (24) 2245-2020

Fonte: Divulgação Sesc/RJ


Comente com o Facebook: