Os benefícios da Drenagem Linfática na gravidez.

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos.

Esta técnica tem com principal função acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células, e os resíduos metabólicos; os encaminhado aos vasos capilares e, por meio de movimentos específicos, direcionando para que sejam eliminados.

Além da drenagem linfática reduzir o inchaço generalizado ou local, ela protege e até trata problemas de ordem estética, como a celulite, mas também problemas musculares e articulares, promovendo bem estar geral.

A técnica atua no combate às toxinas e ativa a circulação, o que resulta na diminuição do inchaço das pernas e das sensações de peso e cansaço, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da grávida. Por se tratar de uma técnica de massagem, a drenagem ainda relaxa e alivia tensão e dores musculares.

Se você está grávida, e  pretende fazer a drenagem linfática, fique atenta à estas dicas:

1-  A drenagem linfática traz benefícios para mãe e o bebê, e pode ser realizada a partir de 12 semanas de gestação;

2- A gestante pode usufruir da drenagem 1 vez por semana, podendo ser realizada até 3 vezes por semana em determinados casos;

3- A drenagem ajuda a relaxar, alivia inchaços típicos da gravidez, reduz o acúmulo de líquidos retidos, estimula a lactação e prepara as mamas para a amamentação, previne e combate varizes e celulites;

4- No pós parto a drenagem linfática vai eliminar o excesso de líquidos do organismo da mãe e melhorar as suas defesas.

E não se esqueça: procure um profissional especializado. Se a drenagem linfática for realizada de maneira inadequada, poderá comprometer a circulação e provocar consequências perigosas, inclusive estimular contrações uterinas e causar a precipitação do parto, a partir do sexto mês de gestação.

*imagem ilustrativa

Quem escreveu o post:

A fisioterapeuta Elise Ragazzi (CREFITO-2: 66848-F),  formou-se na Universidade Católica de Petrópolis, em 2004, cursou Drenagem Linfática e RPG na CBF – Centro Científico e Cultural Brasileiro de Fisioterapia, e Pilates na Ibrafisio.

 –
Contatos para atendimento:
Rua Irmãos D’Ângelo, 48 – sala 405.
Telefone: (24) 98132-5058


Publicidade.


Comente com o Facebook: