Palácio de Cristal recebe a peça “A Vovó da Praça Koblenz”, neste final de semana, 02 e 03/07/2016.

Compartilhe

O texto, da pedagoga e produtora cultural Catarina Maul, trata da narrativa da chegada dos colonos alemães em nossa cidade e de como estas famílias aqui se estabeleceram, trazendo suas experiências e conhecimentos, criando o perfil de nossa Petrópolis, antes Fazenda de Córrego Seco.

A Vovó, interpretada pela atriz Mary de Paulla, espera a visita de uma velha amiga para um chá da tarde.
Durante o chá, relembra sua infância, os fatos narrados pelos seus pais e o crescimento da cidade, em seus 80 anos de vida.  Revive alguns de nossos reais colonizadores, comentam sobre sua participação em seus contextos de construtores da cidade, resgatam fatos pitorescos e enumeram sobrenomes de famílias que aqui sobreviveram ou ainda sobrevivem, muitas exercendo o mesmo ofício desenvolvido por seus antepassados.

Para ilustrar algumas situações, foram compostas várias canções que trazem, em suas letras, a emoção dessa história real que ganha um ar de leveza e comédia, para ser assimilada pelas crianças e adolescentes. As canções são de parceria de Renato de Resende, diretor musical da peça, e Catarina Maul.

A escolha do nome do texto é uma homenagem, pois em 19 de outubro de 1845, para atender a religiosidade dos colonos alemães, que se dividiam entre católicos e protestantes, foram realizadas na Praça Koblenz duas cerimônias religiosas, ambas adotando o mesmo altar ornamentado por flores silvestres. Uma missa foi celebrada por Padre Luis Gonçalves Dias Correia e em seguida um culto professado pelo pastor Frederico Ave-Lallemant. O intuito era promover a paz e a harmonia entre um povo que buscou nossas terras, nosso continente, em busca de uma paz que já não havia na Europa, entristecida pelas guerras napoleônicas.

 

Foto: André Berini

Sábado, 02/07/2016, às 11h30, e Domingo, 03/07/2016, às 15h, no Palácio de Cristal

Entrada Franca
Classificação Livre

Maiores informações: 0800 024 1516 (Disque Turismo)

Fonte: Divulgação Bem Cultural Produções Artísticas


Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *