Petrópolis terá Mostra de Audiovisual com exibições de longas, curtas e oficinas para o público jovem

Compartilhe

A promoção de cultura, educação imagética e acesso à produção de jovens filmakers e de renomados produtores brasileiros está na base do evento, que conta ainda com atividades como exibição de curtas e longas-metragens de diferentes gêneros, oficinas, debates e encontro de educadores, espalhados por diferentes espaços da cidade.

A Mostra é uma realização do Ensino Médio Profissionalizante em Produção de Áudio e Vídeo (EMI-AV), do Colégio Estadual Dom Pedro II (Petrópolis – RJ), que acredita na difusão do audiovisual como linguagem e arte em todo seu potencial educativo e comunicativo.

No início deste ano, a Mostra foi indicada ao Prêmio Guerra Peixe na categoria de melhor produção cultural de 2015.

Confira a programação abaixo.

EXIBIÇÕES

ABERTURA – Palácio de Cristal 02/12/2016, 20h

FALA COMIGO (Brasil, 2016, 14 anos) Direção e roteiro: Felipe Sholl Elenco: Karine Teles, Tom Karabachian, Denise Fraga e Emilio de Melo Diogo (Tom Karabachian) tem uma estranho fetiche: ele sente prazer ao ligar para as pacientes de sua mãe, Clarice (Denise Fraga), que é terapeuta. Certo dia, ele liga para Ângela (Karine Teles), uma mulher de 43 anos que acaba de se separar do marido. Os dois iniciam uma complicada relação pelo telefone, repleta de curiosidade e de silêncio.


ITINERÂNCIAS – Palácio de Cristal 03/12/2016, 19h

MATE-ME POR FAVOR (Brasil, 2015, 14 anos) Direção: Anita Rocha da Silveira Elenco: Valentina Herszage, Julia Roliz, Dora Freind, Mariana Oliveira e Bernardo Marinho Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Uma onda de assassinatos sombrios invade o bairro. O que começa como uma curiosidade mórbida se apodera cada vez mais da vida dos jovens habitantes. A jovem Bia, de 15 anos, após um encontro com a morte, fará de tudo para ter a certeza de que está viva

Palácio de Cristal 03/12/2016, 21h

SOB PRESSÃO (Brasil, 2015, 14 anos) Direção: Andrucha Waddington Elenco: Júlio Andrade, Ícaro Silva, Marjorie Estiano, Andrea Beltrão e Stepan Nercessian O cirurgião Evandro e sua equipe têm de lidar simultaneamente com três casos que requerem cirurgias de risco, todos feridos durante um tiroteio numa favela próxima ao hospital. Enfrentando a urgência, as condições limitadas do hospital e a pressão de parentes e outras pessoas ligadas aos pacientes, Evandro vai se ver diante de escolhas difíceis para fazer tudo o que é possível e tentar o impossível.


CINEMA NA PRAÇA – Palácio de Cristal 04/12/2016, 19h

BEM CASADOS (Brasil, 2015, 12 anos) Direção: Aluizio Abranches Elenco: Alexandre Borges, Camila Morgado, Bianca Comparato, Letícia Lima, João Gabriel Vasconcelos Heitor é um solteirão convicto que ganha a vida filmando festas de casamento. Durante os preparativos para cobrir mais um casamento ele conhece Penélope, uma mulher sensual e independente que está determinada a acabar com a festa antes mesmo que ela comece. A missão de Heitor é garantir que o casamento saia exatamente como os noivos querem. Já para Penélope, a cerimônia é a oportunidade perfeita para executar o seu plano.


Mostra EMI 1º ano – Documentários- Cine-teatro do Museu Imperial – 05/12/2016, 14h (Espaço dedicado à produção dos alunos do EMI-AV, realizadas durante o ano de 2016.)

ALCOOLESCENTES No século XXI o alcoolismo está se tornando cada vez mais comum entre os adolescentes. O documentário pretende abordar o assunto na tentativa de reverter esses dados. Equipe: Ana Beatriz Costa, Caio Fábio Santana, Camilla Félix, Gabriel dos Santos, Jessyka de Assis e Luciano Fontes Jr.

COR & MOVIMENTO A cultura de rua na cidade de Petrópolis, com destaque para atividades como skate, break e grafite. Equipe: Ana Clara Claudino, Gabriel Lucas, Maria Eduarda Santos, Tainá Vitória Navarro e Taís Ressurreição.

DEFENSORES DE UM NOVO MUNDO Os desafios cotidianos dos conselheiros tutelares e sua rotina para dirimir e auxiliar na resolução dos conflitos entre crianças, jovens e suas famílias. Equipe: Danielle Custódio, Estevão Tavares, Gabrielle Carvalho, Jennifer Oliveira, Juliana Balthazar, Juliana Xavier e Karen Livian Santos.

HIPOCONDRIA O documentário vai discutir como o consumo exagerado e sem medicação de remédios pode muitas vezes levar à morte. Equipe: Arthur Destro, Caleb Teixeira, Gabriel Couto, Karen Bonifácio, Lucas Martins, Nalbert Silva, Nicolas Valva e Thamires Pissurno

ME DIGA O PORQUÊ? As várias explicações – passando pelos campos religioso, psicológico, sociológico – para a homofobia, e como a sociedade tem agido para destruir preconceitos. Equipe: Daniel Novaes, Élerson Tuza, Esther da Silva, Jean Cardoso, Hyllary Messias, Iasmin Almeida e Nataly Inácio.

O ROCK EM PETRÓPOLIS O cenário contemporâneo do rock na cidade serrana, com depoimentos de bandas atuais e artistas experientes da área. Equipe: Breno Oliveira, Christian Clemente, Gabriel Melo, Henrique Przewdowski e Yuri Dutra.

POR QUE GOSTAR DE QUEM NÃO GOSTA DE MIM? A violência contra a mulher e as medidas e leis que as protegem são o tema deste documentário, mais um alerta para um sério problema social brasileiro e uma mensagem de valorização da mulher. Equipe: Adriane Diegues, Beatriz Lima, Daphini Oliveira, Herbert Cardoso, Lara Ramos, Marcos Vinicius Pereira, Tainá Martins e Thierry Conceição.

SEM ESSA DE VELHICE! As pessoas sempre relacionam a velhice com o fim. O filme mostra os cuidados com os idosos e como as atividades físicas podem ser benéficas para a saúde física e mental nessa fase da vida. Equipe: Alexia Dias, Caio Altoé, Iago Jorge Teixeira, Julia Oliveira, Rafael Melo, Vinicius Nogueira, Vitor Emanuel.


ITINERÂNCIAS

Cine-teatro do Museu Imperial 05/12/2016, 18h

DEIXA NA RÉGUA (Brasil, 2015, 14 anos) Direção e roteiro: Emílio Domingos Os salões de barbeiro das favelas e dos subúrbios são os lugares onde a nova estética da periferia nasce e se expande. Deixa na régua entra nesse universo e, entre cortes, giletes e tesouradas, mostra o que se passa na cabeça dos barbeiros e de seus clientes.

Cine-teatro do Museu Imperial 06/12/2016, 18h

VERMELHO RUSSO (Brasil, 2016, 14 anos) Direção: Charly Braun Elenco: Martha Nowill, Maria Manoella, Michel Melamed, Fernando Alves Pinto, Soraia Chaves e Elena Babenko Rodada em Moscou, em 2014, e baseada em fatos reais, a produção mistura ficção e documentário para contar como duas atrizes brasileiras foram à Rússia aperfeiçoar seu ofício, aprendendo o método Stanislavski de interpretação. Porém, mais que isso, as duas enfrentam conflitos internos e aprendem a sobreviver numa realidade muito diferente da qual estavam acostumadas.

Cine-teatro do Museu Imperial 07/12/2016, 13h30

CINEMA NOVO (Brasil, 2016, 14 anos) Direção: Eryk Rocha Um ensaio poético, um olhar aprofundado e um retrato íntimo sobre o Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro que colocou o Brasil no mapa do cinema mundial, lançou grandes diretores e criou uma estética única, essencial e visceral que mudou a história do cinema e a história do Brasil para sempre.


Mostra EMI 2º ano – Curtas-metragens ficcionais – Cine-teatro do Museu Imperial – 06/12/2016, 14h (Espaço dedicado à produção dos alunos do EMI-AV, realizadas durante o ano de 2016.)

À MARGEM Desiludidos com a falta de sorte e suas condições financeiras, os cearenses Egeu e Emília e seus dois filhos partem em busca de uma vida melhor no Rio de Janeiro. Mas uma tragédia separa a família assim que chegam à cidade, como no livro Comédia de erros. Equipe: Carlos H. Silva, Cassiano Werderits, Matheus Alexandre, Nathan Lemos e Thiago Alcântara. Elenco: Natália Trindade, Carlos H. Silva, Cassiano Werderits e Gabriel Mendonça. A

DOCE KATE Petrúquio chantageia a jovem Catarina, filha de seu padrão – o Sr. Batista –, para casar-se com ele. Inspirado na peça A megera domada, de William Shakespeare, este curta explora como seria a vida do casal, quando chegassem à velhice. Equipe: Arinda Castro, Danilo Silva, Giovana Lima, Jaqueline Carvalho e Jennifer Alves. Elenco: Adryel Barbosa, Alice Rodrigues, Cassiano Martins, Gabriel dos Santos, Jaqueline Carvalho, Marcos Marcelino e Iasmin Almeida. Mostra EMI 2º ano – Curtas-metragens ficcionais 06 de dezembro, 14 horas

AVIDU A trama Macbeth surge nas imagens oníricas de uma criança, cujo pai está prestes a ser promovido na empresa em que trabalha. Enquanto dorme, após folhear o livro de Shakespeare, a criança sonha com o encontro entre o herói e as bruxas barbadas. Equipe: Ana Beatriz Amorim, Arthur Amorim, Jeniffer Félix, Laís Ferreira e Lídia Vitória. Elenco: Jeniffer Félix, Giovane Seiberth Jr., Thiago Félix, Lídia Vitória, Sara Ramos e Ana Beatriz Amorim.

DESAFRONTA Baseado na história Tempestade em copo d’água, que se passa durante o século XIV, a trama foi atualizada  para os dias atuais a fim de mostrar o amor de Claudio e Érica, que enfrentam algumas dificuldades tramadas por João, meio-irmão de Claudio, causando muita tristeza e separações. Equipe: Adonias Brito, Adryel Barboza, Eduardda Badaró, Hayra Russi e Michelly Souza. Elenco: Hayra Russi, Adryel Barbosa, Arthur Amorim e João Paulo Costa.

LAPSO DE AMOR O atrapalhado duende Puck lança seu feitiço sobre dois personagens – Lisandro e Demétrio – que estavam fugindo pela floresta ao lado de Hérmia e Helena. Com isso, acaba provocando muita confusão nesta versão de Sonho de uma noite de verão. Equipe: Amanda Vieira, Carla Corrêa, Priscila Vianna, Victoria Ferreira e Yasmin Silva. Elenco: Arthur Amorim, Carla Corrêa, Carlos Mateus, Carolina Wayand e Ernesto Quintanilha.

MNEMOSINE O amor de Otelo e Desmêmoda é atualizado neste curta-metragem, que, além de ciúme, intrigas e inveja, traz à tona as diferenças raciais e sociais. O final trágico continua trazendo as mesmas indagações do enredo shakespeariano. Equipe: Mariana Muniz, Odara Benavenuto, Raissa Vieira, Stephanie Coutinho e Vitória Viana. Elenco: Carlos Hebert, Stephanie Coutinho, Matheus Perino e Adryel Barbosa.

REVERTRÉS Inspirado em O mercador de Veneza, mostra a sequência enigmática quando o burguês Antônio, falido, pede ajuda financeira ao novo milionário, Shylock, um filho de camareira que sofria preconceito por conta de sua classe social e por sua paixão pelos estudos. Equipe: Anna Luiza Amaral, Ernesto Quintanilha, Gabriel Mendonça, Karollyne Guimarães e Marcella Callado. Elenco: Ernesto Quintanilha, João Netto, Luiz Felipe Souza, Jeniffer Félix, Jaqueline Carvalho, Vitória Vianna, Evelyn Paiva, Anna Luiza Amaral, Luciano Junior e Thiago Alcântara.

PERDITO ENTRE 2 MUNDOS A história de amor entre Perdita e Florizeu é apresentada neste curta-metragem de forma inovadora e envolvente. O filme se passa nos dias atuais, entre jovens que fazem um curso de teatro e têm de encenar uma peça inspirada no livro Contos de inverno. Equipe: Carolina Martins, Carolina Wayand, Leticia Stadtlober, Natália Trindade e Vinicius Garcia. Elenco: Nathan Lemos, Carolina Wayand, Leonardo Tavares e Natália Trindade.

NOBRE Com a trágica morte de seu pai, o jovem Hamlet segue angustiado sobre os destinos da empresa da família, que está sob o comando de seu tio Claudio. Atormentado pela dúvida, Hamlet conversa com o fantasma de seu pai. Equipe: Douglas Pereira, João Netto, Lucas Camarinho, Luiz G. Simplício e Matheus Trintin. Elenco: Cassiano Martins, Lucas Camarinho, João Netto, Matheus Trintin, Juliana Balthazar e Natália Trindade.

PSICOPAI Julieta é uma jovem universitária muito controlada por seu pai, de origem italiana, o rico prefeito da cidade. Um dia, ao passar pelo campus da faculdade, vê um grupo de jovens protestando contra a corrupção e, à primeira vista, acaba se apaixonando por Romeu, o líder do movimento. Equipe: Evelyn Paiva, João Paulo Costa, Kelly Ramos, Luiz Felipe Souza e Rayssa Faria. Elenco: Lorena Marques, Matheus Perino e William Esteves.


Mostra EMI 3º ano – Curtas-metragens autorais – Cine-teatro do Museu Imperial – 07/12/2016, 15h (Espaço dedicado à produção dos alunos do EMI-AV, realizadas durante o ano de 2016.)

17 ANOS O que você seria capaz de fazer para proteger um filho? E se sua atitude, ao invés de proteção, trouxesse o risco? 17 anos conta uma história de amor incondicional, que sobrevive a todos os tipos de provações e privações. Equipe: Brenda Fernandes, Cris Barreto, Gabriella Oliveira, Giovanna Pitta, Igor Oliveira, Thalita Medeiros e Waleska Yedda. Elenco: Cris Barreto, Waleska Yedda, Renan Lourenço, Brenda Fernandes e Giovanna Pitta.

CAMISA DE FORÇA Um crime num manicômio. Os investigadores, forçados pelas circunstâncias para terminarem logo o caso, indicam um suspeito como o assassino. Mas os depoimentos dos internos e as provas enveredam por outros caminhos e a história ganha novos desdobramentos. Equipe: Brenda Cordeiro, Carlos Mateus, Jasmin Xavier, Jennifer Costa, Karen Borbas, Letícia Carvalho, Padhyma Nathercya, Rebeca Costa, Renata Moreira, Stephanie Ramaldis e Thaís Santana. Elenco: Carlos Mateus, Rebeca Costa, Thaís Santana, Renata Moreira, Marcos Marcelino, Cíntia Diel e Herbert Cardoso.

GÊNESIS Maria Isabel e Tereza aparentam ser crianças normais. Mas, no seio daquela casa, as atitudes de seus pais em relação a elas são diferentes: enquanto uma é tratada com todo amor e atenção, a outra sofre silenciosamente com sua predileção. O que advém daí vai surpreender a todos. Equipe: Bruna Oliveira, Bianca Souza, Gustavo Márcio Freitas, Maria Luiza Pitta, Mariana Almeida, Matheus Perino, Natalia da Paz Lage, Rafaela Andrade e Stephannie Cristina. Elenco: Bianca Souza, Mariana Almeida, Henrique Przewodowski, Jefferson Cardoso, Priscila Sant’Anna, Ana Luiza Mayworm, Fernanda Sant’Anna e João Pedro Mayworm.

MUITO LOUCO 2 Por conta de suas alucinações com o Saci, Maicão está em um hospício quando descobre, pela TV, que sua amada Duda foi morta. Disposto a descobrir o assassino, o protagonista se envolve numa aventura ao lado de seus amigos Vô Verine, Steve Walking e Regina. Além do Saci, é claro. Equipe: Agatha Correa, Gabriel Teles, Gustavo Silva, Jefferson Martins, João Vitor Ribeiro, Marcos Marcelino, Mateus Fontes, Samuel Luís e Wilyan Oliveira. Elenco: Mateus Fontes, Samuel Luís, Luciano Fontes, Gustavo Silva, Gabriel Mendonça e Agatha Correa.

QUARTO 505 Lucy e Helena estão cursando o penúltimo período de Direito. O vai e vem do campus, as festas, as provas e as oportunidades de emprego perpassam seu cotidiano, mas, numa noite, algo inesperado vai mudar suas vidas. O que poderia ser apenas diversão se torna uma verdadeira tragédia. Equipe: Brendha Theobald, Gabriel Ribeiro, Gabryelle de Mello, Inara Carvalho, Isabelle Garel, Larissa Martins, Ligia Vaz, Lorrayne Elizabeth e Sara Ramos. Elenco: Sarah Rocha, Juliana Tardelli, Pablo Nogueira, Luiz Ottavio Nicola Echevarrieta e Matheus Perino.


CINEMA360º – Centro de Cultura – 08/12 – 19 horas Sessão dedicada à produção petropolitana independente e exibição de filmes com temáticas adultas. Desde 2011, o Cinema360° participa das edições da Mostra dando ainda mais visibilidade para o audiovisual na serra e configurando-se como espaço para a troca de experiências


RECA – Rede Educação com Adolescentes, com apoio da Campanha Nacional pelo direito à Educação Sala Humberto Mauro – Fundação de Cultura  – 08/12 – 14 horas

A partir dos jogos “Sururu” e “Iluminar e Resistir” (criados pelos jovens da Oi Kabum!), promover debate sobre políticas públicas de educação, em especial a PEC 55 (antes 241) e sobre a MP do Ensino Médio


ENCONTRO.COM – Palácio de Cristal

A série Encontro.com é dedicada aos bate-papos descontraídos com artistas, produtores e convidados, com diversos assuntos que envolvem a produção audiovisual.

Dia 03/12 – 14 horas ROTEIRO E CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS Felipe Sholl, Karine Teles e Tom Karabachian (filme Fala comigo)

Dia 04/12 – 14 horas PRODUÇÃO E DIREÇÃO Gustavo Pizzi e Leonardo Ribeiro

Dia 04/12 – 16 horas FOMOS FILOSOFIA E POESIA, SEREMOS CRIME? (17min, 2016) Charles Feitosa, Renato Rezende e Vinicius Nascimento (realizadores do curta-ensaio-documentário sobre a lei anti-terrorista)


INTERVALO – Palácio de Cristal – Espaço dedicado pra atividades culturais dos mais diversos formatos

03 de dezembro – 18 horas Intervenção teatral – Isabela, a louca (Comedia Dell Arte) 04 de dezembro – 18 horas Campanha social em Life Marketing: Empatizar


FÓRUM DO AUDIOVISUAL – Auditório Firjan 14 horas – 09 de dezembro – André Scucato

Palestra “Giro audiovisual” para discussão sobre tendências tecnológicas e de mercado, voltada para estudantes e profissionais do ramo.


OFICINAS

USO DE DRONES NO AUDIOVISUAL – Palácio de Cristal – 03/12 – 16 ÀS 18 HORAS

A cada dia surgem novas tecnologias que nos surpreendem. Os drones são uma dessas novidades que até pouco tempo eram restritas, mas que vem ganhando espaço pela diversidade de uso. Na oficina você poderá saber mais sobre este aparelho e sua aplicabilidade no mercado, especialmente para as produções audiovisuais.

OFICINEIRO: VICTOR ZAROR

Victor Zaror é um jovem empreendedor que gosta de tecnologias e edição. Fundou, junto com seu pai, Alex Zaror, a Go Drone, empresa petropolitana especializada em utilização de drone para filmagens de vários tipos de eventos, e vem usando essa nova tecnologia para aprimorar suas habilidades como filmaker.


A ESCRITA OCULTA – Casa Claudio de Souza – 05/12 – 10 ÀS 12 HORAS

Objetiva a formação e qualificação profissional em materiais audiovisuais, com ênfase na dramaturgia para a realização de roteiros. Os tópicos abordados são: a escrita oculta e o roteiro invisível; sobre dramaturgia – a dramaturgia no documentário; o conflito; a ação dramática; o conceito de tema; a linha narrativa; a estrutura de roteiro; o roteiro contemporâneo.

OFICINEIRO: ANTONIO MOLINA

Residente no Rio de Janeiro desde 1977, o cineasta cubano Antonio Molina foi professor de cursos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e da Estácio de Sá, entre outras instituições de ensino. Quando ainda vivia em Cuba, atuou no Instituto Cubano de Rádio e Televisão como jornalista e diretor de programas de TV, realizando mais de 60 projetos. Molina trabalhou, ainda, para várias emissoras internacionais, a exemplo da CBS, nos Estados Unidos; NHK (Japão); RAI (Itália) e Television Nacional de Chile. No Brasil, dirigiu e roteirizou vários documentários, incluindo obra para a série “Globo Ciência”, da Fundação Roberto Marinho, e “Haity Moussatché” – exibido “Hors-concours” no Festival Internacional “Todas las voces contra el ailencio” (México) e selecionado para os Festivais de Santiago de Compostela (Espanha) e de Berlim e Oberhausen, entre outros. Além de ter recebido prêmios e menções honrosas, Molina participou de festivais e mostras de cinema e vídeo internacionais, como o Festival do Novo Cinema Latino-Americano de Havana, em Cuba, do qual foi duas vezes jurado, do XVI Cine Ceará, do Concurso de Cinema Independente da Província de San Luis (Argentina) e do II Festival de Cinema de Paraty, além de ter sido jurado do Festival de Cinema de Gramado.


 DIREÇÃO – Casa Claudio de Souza – 05/12 – 10 ÀS 13 HORAS

Quais são as qualidades de um bom diretor? Hsu Chien dividirá sua vasta experiência nesse workshop, que tratará de pontos como a importância  do processo criativo como um todo, decupagem, como interpretar o roteiro de forma pitoresca, e as diferenças entre TV e Cinema no que concerne à direção. Aprenda dicas importantes em como lidar com elenco e equipe e as – mais do que frequentes – situações inesperadas.

OFICINEIRO: HSU CHIEN HSIN

Nascido em Taiwan, em 1967, vive no Brasil, no Rio de Janeiro, desde 1970. Formou-se em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi professor da Escola de Cinema Darcy Ribeiro (RJ), e atualmente tb dá aulas na AICTV e ministra whorshops sobre assistência de direção.

Hsu Chien começou como assistente de direção em 1996 e, desde então, trabalhou em mais de 60 longa-metragens como assistente de cineastas renomados, entre eles: Daniel Filho, Tizuka Yamasaki, Murilo Salles, Helena Solberg, Luiz Carlos Lacerda, Rosane Svartman, Moacyr Góes, Paulo Cesar Saraceni, Wolf Maya, Marcos Paulo, Roberto Santucci, Bruno Barreto e o mexicano Guillermo Arriaga, ex- roteirista de Alejandro Inarritu. Como diretor de TV, em 2014 dirigiu o seriado para o Multishow Por isso eu sou vingativa, com direção geral de Izabel Jaguaribe, e Sexo e as negas, pela Rede Globo, direção geral de Cininha de Paula e texto de Miguel Falabella. Em 2015, foi um dos diretores do seriado Pé na cova na Rede Globo, direção geral de Cininha de Paula, com texto de Miguel Falabella. Seu primeiro longa-metragem como diretor, Ninguém entra, ninguém sai, está em fase de finalização e tem previsão de lançamento para fevereiro de 2017.


FILOSOFIA E CINEMA – UCP – Campus BC – 06/12 – 10 ÀS 12 HORAS

A oficina pretende abordar o conhecimento filosófico inerente nos filmes, utilizando trechos de alguns curtas e longas-metragens para colocar em debate questões que perpassam nosso dia a dia e provocam nosso olhar crítico-filosófico sobre o real. Pretende-se apresentar o papel da sétima arte nessa construção, tendo a Filosofia como embasamento em uma produção audiovisual, e como o conhecimento metafisico pode estar também presente no cinema.

OFICINEIROS: JULIA CASAMASSO E LUCAS MENDONÇA

Julia Casamasso possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Petrópolis (2008) e mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é Professora da rede privada de ensino na cidade de Petrópolis. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética, política e educação.

Lucas Mendonça é graduando em Filosofia pela Universidade  Católica de Petrópolis e foi aluno do EMI-AV.


MÍDIAS DIGITAIS: ONDE DEVO AMARRAR MEU BODE? – Casa Claudio de Souza – 06/12 – 10 ÀS 12 HORAS

Com tantos canais on-line, fica difícil saber em quais redes uma pessoa, marca ou projeto deve estar presente, como atuar nelas, qual tipo de linguagem utilizar e até mesmo os limites de interação e exposição. Nesta oficina, os participantes estudarão um case real e colocarão a mão na massa para vislumbrar, juntos, as possibilidades de presença on-line de seus próprios projetos.

OFICINEIRA: BRUNA MABA/PUBLIKA

Diretora de Marketing Digital na PBLK Comunicação. Publicitária com mais de dez anos de mercado, sendo oito deles dedicados ao marketing digital. Não curte Catraca Livre, mas acompanha ferrenhamente o Catioro Reflexivo. Não pode ser considerada nerd porque sua série favorita é Gilmore girls. Sonhava em ser jogadora de vôlei, mas algo deu errado no meio do caminho. Ou não.


O VÍDEO 360º E AS NOVAS JANELAS IMERSIVAS – Casa Claudio de Souza – 06/12 – 10 ÀS 12 HORAS

Com o advento cada vez mais veloz das tecnologias destinas à produção de vídeo, novas formas de se contar uma história vão sendo criadas em paralelo pelos criativos da publicidade, do cinema e da tv, que geralmente impulsionam as novidades de linguagem na prática. O 360º e a realidade virtual com vídeo chegam no mercado depois de estudos e testes há pelo menos dois anos. E agora tem-se a chance de popularizar essa ferramenta e suas possibilidade de criação com muitos menos limites do que antes. A oficina pretende mostrar os mais recentes modelos de produção em 360º, seus diferentes tipos de uso e equipamentos, como os “coxos da Samsung” nas Olimpíadas Rio2016.

OFICINEIRO: ALEXANDRE PENA

Foi produtor executivo da TV Escola entre 1998 e 2009. Desde então trabalha com produção de conteúdos para mobile e iTVs para empresas como Nike, RedBull, Puc-Rio, Governo do Estado do RJ, RedeCinépolis. Dirigiu dois documentários, duas séries para TV e dois programas, entres eles o Animania, primeiro programa da TV brasileira sobre animação.


 A ARTE QUE DESAFIA A IMAGEM – Casa Claudio de Souza – 07/12 – 10 ÀS 12 HORAS

Desde a criação da imagem em movimento, existe uma necessidade de provar que o cinema e os trabalhos audiovisuais são uma forma de expressão artística. Atualmente os equipamentos de filmagem e fotografia ficaram muito acessíveis e fáceis de usar; entretanto, um bom filme ainda depende de sensibilidade e da originalidade de quem está atrás e na frente das câmeras. A oficina pretende abordar técnicas de filmagens a partir de exemplos dos clássicos do cinema até os dias atuais, discutindo como os recursos técnicos podem ser usados como arte.

OFICINEIRO: WENDEL FERNANDES

Cinegrafista, editor, fotógrafo e integrante do Núcleo de Cinema e Direitos Humanos do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH). Estuda Filosofia na Universidade Católica de Petrópolis e foi aluno do EMI-AV.


ELEMENTOS DA COMPOSIÇÃO MUSICAL APLICADA ÀS TRILHAS SONORAS DO CINEMA – Escola de Música da UCP – Campus BC  – 07/12 – 10 ÀS 12 HORAS

Os tópicos abordados serão: a função do compositor na trilha sonora: criação de identidade e ambiência; a necessidade de uma cultura musical ampla; a educação da sensibilidade; tensão e relaxamento na melodia; o valor dos diferentes intervalos musicais na melodia; tensão e relaxamento no ritmo; a criação de boas melodias; técnicas de variação musical.

OFICINEIRO: ANTÔNIO GASTÃO

O maestro Antônio Carlos Leal Gastão é diretor do Conjunto Anima e Cuore da UCP desde 1986, do Coral da UCP desde 1989 e da Orquestra de Câmara da UCP desde 1997. É também professor de Harmonia e Composição na Escola de Música da UCP.

Graduado em Composição pelo Conservatório Brasileiro de Música, teve sua formação musical aperfeiçoada sob a orientação de diversos professores: estudou Composição com Geraldo Vespar e Guilherme Bauer, Regência com Gilberto Bittencourt e Carlos Alberto Figueiredo, Técnica Vocal com Eládio Pérez-González e Harmonia da Música Popular com Jan Guest.

Além de uma Pós-graduação em Composição com Ronaldo Miranda, realizada pela UERJ em parceria com a Universidade de Música de Karlsruhe, participou também de Cursos e Seminários na área de Regência Coral e Orquestral, destacando-se aqueles realizados com os maestros Eph Ehly, Henry Leck, Alberto Grau, Jon Washburn, Martin Schmidt e Isaac Karabtchevsky. Atualmente cursa o Mestrado em Educação da UCP.


 MAQUIAGEM ARTÍSTICA – Casa Claudio de Souza – 07/12 – 10 ÀS 12 HORAS

Criação e composição de personagem, técnicas de maquiagem caracterização e efeitos especiais de caracterização para o cinema.

OFICINEIRO: MARCELO DEL AGUILA

Professor do Curso de Maquiador do SENAC Rio e em projeto social na ong Recicla Vida, tem realizado trabalhos em teatro, como Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare e Alguém acaba de morrer lá fora, de Jô Bilac, ambas pela Companhia Língua de Trapo, entre outras.


EFEITOS ESPECIAIS – Colégio Estadual Dom Pedro II –  09/12 – 10 ÀS 12 HORAS

Quem nunca se impressionou com cenas no cinema de explosões, vidros quebrados, muito sangue e outros efeitos que nos deixam boquiabertos? Nesta oficina, preparada especialmente pelos professores do curso EMI-Química, alguns experimentos vão simular como essas coisas podem acontecer. Com materiais simples, é possível provocar muitos efeitos sensacionais.


LOCAIS

COLÉGIO ESTADUAL DOM PEDRO II
Rua do Imperador, 400 Centro – Petrópolis – RJ (24) 2291-1719
CINE-TEATRO DO MUSEU IMPERIAL
Bosque do Imperador, s/n (antiga Praça do Cenip) Centro – Petrópolis – RJ (24) 2233-0300 / 2233-0360
PALÁCIO DE CRISTAL
Rua Alfredo Pachá, s/n Centro – Petrópolis – RJ (24) 2247-3721
CASA CLÁUDIO DE SOUZA
Praça Rui Barbosa, 05 (antiga Praça da Liberdade) Centro – Petrópolis – RJ (24) 2231-4722
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS

Campus BC Rua Benjamin Constant, 213 Centro – Petrópolis – RJ (24) 2244-4044


As inscrições para as oficinas devem ser feitas previamente pelo site: http://mostrapetropolis.com.br/oficinas/
Fonte: Divulgação 7ª Mostra de Audioisual de Petrópolis

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *