Sesc Quitandinha recebe nesta terça, 13/10, o espetáculo O Cavalo Transparente, de Sylvia Orthof

Compartilhe

O Cavalo Transparente é um musical infanto-juvenil que reúne lirismo, magia, aventura e o característico humor de Sylvia Orthof. O texto foi inspirado num trecho de uma poesia de Fernando Pessoa que diz: “Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal”.

Uma cigana Carmelita perde um vidro de perfume que tem dentro todas as tristezas do mundo: e se o vidro derramar? A cigana aflita procura o vidro, nessa procura conhece um cavaleiro Montaria, que corre mundo montado em seu cavalo transparente. Ele oferece ajuda na procura do vidro de perfume e Carmelita aceita a ajuda do cavaleiro. Com um pouco de imaginação ela monta Rocinante, o valente animal transparente.

Durante essa viagem Cavaleiro e Cigana Carmelita cavalgam sobre o mar onde encontram vários personagens marítimos, uma ilha nada solitária e nada solidária, uma sereia gorducha e cleptomaníaca com seu ajudante aprendiz de sereio, Neto Netuno.

Com a ajuda do Deus do mar, Netuno, o vidro é achado, mas acaba por derramar no mar, mesmo o acidente deixa uma mensagem: alegria e tristeza são partes inseparáveis de uma mesma viagem, de um mesmo sonho. Do processo de crescimento.

O espetáculo se refere à responsabilidade de todos em não deixar que o vidrinho de tristeza espalhe seu conteúdo.

A estética musical explora as raízes folclóricas brasileiras, com elementos da música cigana. A música tocada ao vivo por instrumentos acústicos se integra aos arranjos vocais e sublinha a riqueza poética das letras de Sylvia Orthof.

A música é fio condutor, desde a abertura, com pitadas de dança flamenga.

A direção é de Fernando Vianna e a música de Marco Aureh.

Terça, 13/10, às 15h, no Café Concerto do Sesc Quitandinha.
Entrada Franca
Classificação Livre

Maiores informações: (24) 2245-2020

Fonte: Divulgação Sesc/RJ


Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *