O que é cárie de peito ou de mamadeira?
![]() |
A importância da amamentação para nossos pequenos é indiscutível! Seus benefícios são inúmeros e a recomendação da Organização Mundial de Saúde é que ela seja exclusiva até os 6 meses de vida do bebê.
Mas você já ouviu falar em cárie de mamadeira ou cárie de peito? Isso mesmo! Vamos explicar melhor o que é isso…
Este tipo de cárie é muito específico e aparece geralmente antes dos 2 anos. Acomete, na grande maioria, bebês que mamam no peito e/ou mamadeira (principalmente se contiver farináceos) durante a madrugada, quando ficam por um período muito prolongado sem escovação.
Podemos perceber o começo desta cárie quando encontrarmos manchinhas brancas opacas bem pequenas perto da gengiva dos dentinhos, que evoluem para buraquinhos amarelados. Muitas mamães chegam ao consultório relatando que o dente “descama.” A sensação é essa mesmo, porque o ácido provocado pela fermentação da placa pelas bactérias ataca o esmalte do dente removendo suas camadas.
Se seu filho aparecer com estas manchinhas ou com qualquer manchinha que provoque dúvidas procure logo um Odontopediatra. A cárie de peito/mamadeira é muito agressiva e destrói rapidamente os dentinhos!
Como nós, mamães, queremos sempre o melhor para nossos pequenos, vale seguir algumas dicas para evitar a cárie de peito/mamadeira e outros problemas bucais…
1 – Se o bebê mama durante a noite, mesmo que só uma vez, é preciso higienizar com gaze e água filtrada;
2 – A última escovação do dia deve ser feita pelo papai ou mamãe. Ainda que a criança insista em escovar sozinha;
3 – Não acostume seu bebê com o sabor doce desde pequenino. O açúcar deve ser usado com muito cuidado. O melhor é o açúcar natural, das frutas. O mel também pode provocar cáries. O mel não deve ser oferecido a crianças menores de 1 ano, e açúcar (com moderação) somente a crianças maiores de 2 anos.
E não se esqueça! Assim que os dentinhos do seu bebê nascerem é importante procurar um dentista para receber todas as orientações necessárias para que o sorriso do seu filho seja o mais feliz, bonito e saudável do mundo!
*imagem ilustrativa
Quem escreveu o post: |
Dra Gisele Bravo é mamãe da Valentina, especialista em Odontopediatria e Ortodontia e dedica seus dias ao atendimento dos pequeninos em seu consultório.
CRO/RJ 33.096 – Formou-se na Faculdade de Odontologia de Valença, especializou-se em odontopediatria pela Odontoclínica Central do Exército, e em ortodontia pela Abo Petrópolis.
Shopping Pedro II, sala 408. Centro. (Rua do Imperador, 288)
Telefone: (24) 2237-0262
Facebook: https://www.facebook.com/DraGiseleBravo
Conheça mais sobre o seu trabalho no nosso Guia de Compras e Serviços.
Publicidade.
Não existem evidências científicas adequadas que demonstrem relação clara sobre a cariogenicidade do leite materno
http://revista.uepb.edu.br/index.php/pboci/article/viewFile/1180/843
Tenho gêmeos e só um deles desenvolveu esse problema, já gastei horrores com restaurações, mas sempre me frustrou bastante, hoje estão com 3 anos e 9 meses, a ondonto fala que tirar o dente não é o melhor, mas de verdade eu queria, me sinto uma mãe ruim, não conseguir cuidar dos dentinhos dele. É supre frustrante.