Sesc Quitandinha recebe nesta terça, 13/10, o espetáculo O Cavalo Transparente, de Sylvia Orthof
O Cavalo Transparente é um musical infanto-juvenil que reúne lirismo, magia, aventura e o caracterÃstico humor de Sylvia Orthof. O texto foi inspirado num trecho de uma poesia de Fernando Pessoa que diz: “Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal”.
Uma cigana Carmelita perde um vidro de perfume que tem dentro todas as tristezas do mundo: e se o vidro derramar? A cigana aflita procura o vidro, nessa procura conhece um cavaleiro Montaria, que corre mundo montado em seu cavalo transparente. Ele oferece ajuda na procura do vidro de perfume e Carmelita aceita a ajuda do cavaleiro. Com um pouco de imaginação ela monta Rocinante, o valente animal transparente.
Durante essa viagem Cavaleiro e Cigana Carmelita cavalgam sobre o mar onde encontram vários personagens marÃtimos, uma ilha nada solitária e nada solidária, uma sereia gorducha e cleptomanÃaca com seu ajudante aprendiz de sereio, Neto Netuno.
Com a ajuda do Deus do mar, Netuno, o vidro é achado, mas acaba por derramar no mar, mesmo o acidente deixa uma mensagem: alegria e tristeza são partes inseparáveis de uma mesma viagem, de um mesmo sonho. Do processo de crescimento.
O espetáculo se refere à responsabilidade de todos em não deixar que o vidrinho de tristeza espalhe seu conteúdo.
A estética musical explora as raÃzes folclóricas brasileiras, com elementos da música cigana. A música tocada ao vivo por instrumentos acústicos se integra aos arranjos vocais e sublinha a riqueza poética das letras de Sylvia Orthof.
A música é fio condutor, desde a abertura, com pitadas de dança flamenga.
A direção é de Fernando Vianna e a música de Marco Aureh.
Terça, 13/10, às 15h, no Café Concerto do Sesc Quitandinha.
Entrada Franca
Classificação Livre
Maiores informações: (24) 2245-2020
Fonte: Divulgação Sesc/RJ